Estratégias de Coping e Estilos de Vida como mediadores entre o Stresse e o Burnout nos bombeiros do Distrito de Setúbal

0

Estrategias de coping e estilos de vidaA Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Psicologia, especialidade de Psicologia da Saúde, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve.

Esta foi realizada por Ana Cristina Bilau Moura, sob a orientação científica do Professor Doutor José Carlos Pestana dos Santos Cruz.

A presente investigação teve como objetivo verificar se os bombeiros apresentam níveis de burnout superiores aos outros profissionais de ajuda e que factores contribuíam para as suas variações. Procura entender em que medida as variáveis externas e as variáveis moderadoras influenciavam os níveis de burnout e a avaliação subjetiva dos bombeiros em relação à sua saúde física, assim como perceber se variáveis mediadoras, nomeadamente as estratégias de coping e os estilos de vida, influenciam nos níveis de burnout e a avaliação subjetiva da saúde física.

Estratégias de Coping e Estilos de Vida como mediadores entre o Stresse e o Burnout nos bombeiros do Distrito de Setúbal

Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.

 




Sobre quem enviou a noticia

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.