Estabelecimentos de Apoio Social a Pessoas Idosas: Manual para a Elaboração de Planos de Segurança

0

CTP4 Estabelecimentos de Apoio Social a Pessoas Idosas - Manual para a Elaboracao de Planos de SegurancaO Documento que se segue faz parte de uma coleção de Cadernos Técnicos da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Este manual pretende expor as medidas de autoproteção em estabelecimentos de apoio social a pessoas idosas, designadamente no que se refere à organização e gestão da segurança contra o risco de incêndio, visto ser o risco que mais frequentemente ameaça este tipo de estabelecimentos.

As medidas de autoproteção apresentadas neste documento encontram-se englobadas no designado Plano de Segurança (constituído pelo Plano de Prevenção, Plano de Emergência e pelos Registos de Segurança) definidas no Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios (RT – SCIE), sendo fundamentais para a prevenção e resposta a situações de emergência.

Este Plano de Segurança poderá igualmente ser útil para a prevenção e atuação perante a ocorrência de outros riscos, tais como, ondas de calor, inundações, sismos, instabilidade dos terrenos ou incêndios florestais.

Estabelecimentos de Apoio Social a Pessoas Idosas: Manual para a Elaboração de Planos de Segurança

Os Cadernos Técnicos permitem aprofundar a informação habitualmente contida nos guias, catálogos e outras publicações técnicas editadas.

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.