Edifícios Operacionais dos Corpos de Bombeiros: da Construção à Manutenção

0

CTP18 Edificios Operacionais dos Corpos de Bombeiros da Construcao a ManutencaoO Documento que se segue faz parte de uma coleção de Cadernos Técnicos da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Este é um documento técnico de apoio à gestão das associações humanitárias de bombeiros e aos municípios no que concerne à manutenção e prolongamento da vida útil dos quartéis de bombeiros.

O mesmo pretende também promover o conhecimento e a uniformização dos critérios de dimensionamento deste tipo de infraestruturas.

Este documento descreve: alguns conceitos base relativos à área de projeto; a evolução temporal da construção de quartéis, concluindo com a apresentação dos principais indicadores associados à execução de projeto de estudo prévio de arquitetura; os principais diplomas legais com influência na realização de projetos e execução de obras; as principais fases de execução do projeto e da obra, definindo a responsabilidade dos intervenientes em cada fase do processo; as principais etapas da manutenção; e as fichas das principais patologias e operações de manutenção necessárias neste tipo de infraestruturas.

Edifícios Operacionais dos Corpos de Bombeiros: da Construção à Manutenção

Os Cadernos Técnicos permitem aprofundar a informação habitualmente contida nos guias, catálogos e outras publicações técnicas editadas.

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.