Doenças cardiovasculares

0

CoraçãoOs documentos que se seguem são materiais informativos da Direcção Geral de Saúde e da Fundação Portuguesa de Cardiologia (Delegação da Madeira), sobre as doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares afetam o coração e os vasos sanguíneos circundantes e podem assumir muitas formas, tais como hipertensão arterial, doenças coronárias, doenças cardíacas e acidentes vasculares. Segundo a Comissão Europeia (2013) estas doenças são a principal causa de morte na UE, sendo responsáveis por cerca de 40 % dos óbitos, ou seja dois milhões de mortes por ano.

DEIXAM-SE AQUI OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

Programa nacional de prevenção e controlo das doenças cardiovasculares

Dia Nacional do Doente Coronário – 2013: É fundamental ter um bom coração

Como enfrentar as doenças cardiovasculares e pulmonares: Guia para as pessoas idosas

 
ECG1
PARA MAIS INFORMAÇÕES PODERÁ CONSULTAR:
Comissão Europeia: Doenças Cardiovascular

Medidas da UE no domínio da prevenção e do tratamento

WHO Europe – Cardiovascular diseases

A OMS trabalha para conter doenças cardiovasculares na região da UE

OMS – Prevenção e controlo

Iniciativas globais de prevenção e controlo da OMS para reduzir as doenças cardiovasculares

ICCR – International Chair on Cardiometabolic Risks

O healthywaist.org é um site educacional abrangente sobre as relações entre a obesidade abdominal, diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares.

SEC — Sociedade Europeia de Cardiologia

Profissionais da cardiologia de toda a Europa e da bacia mediterrânica com a missão de melhorar a qualidade de vida da população mediante a diminuição do impacto das doenças cardiovasculares

EHN – European Heart Network

A Rede Europeia do Coração desempenha um papel preponderante na prevenção e redução das doenças cardiovasculares, através de acções de sensibilização e de educação e da criação de redes, para que estas doenças deixem de ser uma das principais causas de invalidez e de morte prematura em toda a Europa

Sociedade Europeia da Hipertensão (ESH – European Society of Hypertension)

A Sociedade Europeia da Hipertensão (ESH) tem como principal objectivo proporcionar uma plataforma europeia para o intercâmbio de informação científica relativa à prevenção e tratamento da hipertensão, que constitui um dos principais factores de risco dos acidentes vasculares cerebrais, doenças cardiovasculares e insuficiência cardíaca.

AA – Arrhythmia Alliance

Arrhythmia Alliance, the ‘Heart Rhythm Charity’, é uma coalizão de pacientes, cuidadores, grupos de pacientes, profissionais médicos e de saúde, que trabalham em conjunto para promover a conscientização de distúrbios do ritmo do coração.

SAFE – Stroke Alliance for Europe

SAFE é a prevenção e cuidados para lidar com o AVC

Lab Tests Online – Badania laboratoryjne online

Um site completo e amigável dedicado a testes de laboratório, condições relacionadas e práticas utilizadas.

 

 




Sobre quem enviou a noticia

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.