Bombeiros Profissionais do Distrito de Coimbra: Identidade, riscos e práticas operacionais

0

Bombeiros Profissionais do Distrito de Coimbra: Identidade, Riscos e Práticas OperacionaisA Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, área de especialização em Ciências do Risco, do curso interdisciplinar das Faculdades de Letras, Ciências e Tecnologia e de Economia na Universidade de Coimbra.

Esta foi realizada por Noémia Salgado Cunha, sob a orientação científica do Professor Doutor José Manuel Mendes e coorientação do Professor Doutor Alexandre Tavares.

Este trabalho tem como capítulos:

   - Sociedade do Risco
   - Historial e reporte institucional dos bombeiros municipais e sapadores
   - Metodologia
   - Observatório de Imprensa: Atuação dos Bombeiros Profissionais
   - Análise empírica à investigação
   - Análise de conteúdo às entrevistas

Bombeiros Profissionais do Distrito de Coimbra: Identidade, riscos e práticas operacionais

Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.