Avaliação do burnout, engagement e resiliência nos bombeiros do distrito da Guarda

0

Avaliacao do bournout engagement e resiliencia nos bombeiros do distrito da guardaA Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutoramento na área de estudo integrada na Saúde Pública, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca.

Esta foi realizada por Francisco José Barbas Rodrigues, sob a orientação científica do Professor Doutor Francisco Ramos Campos e do professor Dr. Bernardino Fernández Calvo.

Os Bombeiros superam as expectativas do que se entende como profissão. A definição de bombeiro é segundo os especialistas, uma forma de estar na vida, uma luta constante para ajudar os outros, chegando a por a própria vida em risco, sem importar-se com a sua segurança, quando o que está em risco é a vida de outro ser humano.

Tanto nos bombeiros como em qualquer outra profissão podem ser várias as principais causas de stress. Pode-se dizer que hoje em dia não existe nenhuma profissão que de uma outra forma não tenha situações que provoquem stress entre seus profissionais.

No que diz respeito a este trabalho o objetivo principal passa por analisar a prevalência do Síndrome de Burnout nos bombeiros, analisando a relação que existe entre Resiliência y Engagement com o Síndrome de Burnout.

Avaliação do burnout, engagement e resiliência nos bombeiros do distrito da Guarda

Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.