Atendimento Pré-Hospitalar: Histórico do papel do enfermeiro e os desafios ético-legais

0

APH Historico do papel do enfermeiro e os desafios etico-legaisA dissertação que se segue foi desenvolvida para a obtenção do título de Mestre em Enfermagem, na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Esta foi realizada por André Luis Tavares Dolor, sob a orientação científica do Professora Doutora Taka Oguisso.

Este trabalho pretende fazer um resgate histórico do surgimento do âmbito pré-hospitalar e a inserção do enfermeiro com os objetivos de levantar a legislação e as funções do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar, identificar os desafios éticos e legais do enfermeiro no exercício profissional nesse atendimento, e traçar o tipo de enfermeiro profissional necessário para o atendimento pré-hospitalar.

Atendimento Pré-Hospitalar: Histórico do papel do enfermeiro e os desafios ético-legais

Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.




Sobre quem enviou a noticia

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.