Enfarte Agudo do Miocárdio

0

Manual informativo - Enfarte Agudo do MiocardioO documento que se segue foi desenvolvido pela Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no âmbito de uma parceria com o Portal bombeiros.pt, que visa a criação de manuais informativos.

Este manual foi realizado pela enfermeira Patrícia Vanessa Freitas Pita, contando com a colaboração, revisão e validação do Médico Especialista em Cardiologia, António João Prado Almada Cardoso e do enfermeiro Especialista em Saúde Mental, Luís Miguel Afonso Andrade.

O enfarte agudo do miocárdio, mais vulgarmente conhecido por “ataque cardíaco” resulta geralmente da lesão do músculo cardíaco subsequente à obstrução de uma artéria coronária. É atualmente uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos e a sua incidência poderá ser significativamente diminuída se forem implementadas medidas preventivas, nomeadamente na mudança de estilos de vida.

Com este manual visa-se elucidar todos os bombeiros, mas também a população em geral.

Enfarte Agudo do Miocárdio

Os Manuais permitem aprofundar a informação habitualmente contida em outros guias, catálogos e publicações técnicas editadas.




Sobre quem enviou a noticia

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.