Sistema Informático de Informação Territorial de Apoio às Atuações de Intervenção na Luta Contra Incêndios

Cidade.net

A criação de um sistema de informação territorial de apoio às atuações de intervenção na luta contra incêndios insere-se no âmbito do projeto “BOMBERGIS”.

Este projeto passa por dotar os corpos de bombeiros dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias com ferramentas desenhadas para fortalecer a sua capacidade de atuação, através da criação de um sistema informático de informação territorial que sobrepondo-se a uma base cartográfica definida, possibilitará a rápida localização de hidrantes, tanques hidroagrícolas e outras infraestruturas necessárias em intervenções de emergência.

Deste projeto faz parte o SRPCM (Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira), o SRPCBA (Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores) e ainda o Consorcio de Prevención, Extinción de Incendios y Salvamento de la Isla de Tenerife.

Esta atividade envolve ainda os corpos de bombeiros e a utilização de Sistemas de Informação Geográfica com equipamentos já adquiridos pelo projeto.

Neste momento o projeto tem em curso a georreferenciação dos tanques de água para abastecimento de emergência das viaturas dos corpos de bombeiros envolvidas em operações de combate a incêndios florestais.

Fonte: SRPCM

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.