Drone à prova de fogo projetado para intervir em incêndios urbanos

0

Apresentamos-vos o FAROS –  ou Fireproof Aereal Sistem Robot –  um novo Drone não tripulado que foi projetado para rastrear e mapear incêndios em arranha-céus em tempo real, consegue localizar pessoas presas no interior e pode resistir a temperaturas de mais de 1.000 graus Celsius.

Este aparelho foi desenvolvido por investigadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia. As imagens que se seguem são impressionantes, o Drone consegue sair intacto das chamas no âmbito de um teste ao design oi-tech FAROS:

O corpo/estrutura do Drone é blindado com fibras de aramida que protegem os componentes elétricos e mecânicos do fogo. Está ainda equipado com um  tampão de ar por baixo das fibras, que é mantido através de um sistema de arrefecimento termoeléctrico  que mantém o ar a uma temperatura específica.

O teste em vídeo mostrou que o FAROS pode suportar temperaturas acima dos  1.000 graus Celsius a partir de gás butano e chamas aerossóis etanol por mais de um minuto. Consegue ainda escalar paredes quando necessita de chegar  e ou passar por locais estreitos.

Os bombeiros ganham assim,  a cada dia que passa, aliados de peso no apoio ao salvamento de vidas e no combate as chamas.

Mais uma vez os avanços tecnológicos a somar pontos com os já tão falados Drones, que, se tornam cada vez mais evoluídos.

Nas palavras do professor Hyun Myung, de Engenharia Civil e Ambiental do Departamento de KAIST – “à medida que as cidades se tornam mais lotadas com arranha-céus, os incêndios neste tipo de estruturas altas, são potenciais ameaças de vida”,  daí que, todas as ajudas tecnológicas são determinantes.

Queremos este drone por cá?

Bombeiros.pt/trustedreviews.com

Sobre o autor

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e estudante em Mestrado em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.