Cold Cut Cobra: apagar incêndios sem entrar numa casa?

0

O combate aos incêndios, sejam eles florestais ou urbanos, aposta cada vez mais na menor exposição dos bombeiros (vidas humanas). Assim sendo, têm sido desenvolvidos equipamentos de combate inovadores e revolucionários nos métodos de combate e extinção.

A Cold Cut Systems AB (empresa radicada na Suécia), através de um produto de combate a incêndios urbanos que revolucionou por completo o método tradicional de combater incêndios urbanos, transformou-se na empresa líder mundial na área de Extinção de Corte (Cutting Extinguishing). Dados da empresa indicam que existem já, em mais de 35 países, cerca de 1000 sistemas de Extintores de Corte, instalados em diferentes veículos – desde carrinhas pequenas até veículos de Resgate.

Mas o que é a Extinção de Corte? A técnica de Extintor de Corte consiste na utilização de uma mistura de água e agente de corte (abrasivo) que é ejectada através de uma agulheta especial a alta pressão (> 250 bar). O jacto gerado permite cortar rapidamente qualquer material de construção conhecido.

Este método permite que os bombeiros façam um combate seguro a partir do exterior do local de incêndio. Como esta acção origina um buraco de pequenas dimensões, nenhum oxigénio irá alimentar o incêndio, o que aumenta significativamente a eficiência do combate a incêndios.

Conjugar o Extintor de Corte, com câmaras térmicas e ventiladores de pressão positiva provou ser muito eficaz no combate a muitos incêndios, segundo dados de utilização.

Principais vantagens do extintor de corte:

  • Aumenta a segurança dos bombeiros, uma vez que o incêndio é combatido a partir de uma posição segura fora de um edifício/ construção em chamas.
  • A utilização imediata do Extintor de Corte impede a progressão de um incêndio, dando ao responsáveis pelo Resgate mais tempo para planificar a sua operação.
  • A existência de Flashovers pode ser neutralizada através da utilização de Extintores de Corte assim como a propagação do incêndio.

Vejam o vídeo:

Sobre o autor

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).