Primeira “Ambus” chega a Austrália

0
Ambus Australia - 9News

Ambus Austrália – 9News

Veículo pesado de socorro em emergências graves vai tratar várias vitimas ao mesmo tempo, no sul da Austrália.  Foi apresentado há poucos dias  em Adelaide, cidade da costa sul do pais.

O  portal bombeiros.pt já vos tinha falado e apresentado o Autocarro  que possui o Record Mundial do Guiness de maior Ambulância do mundo, que opera no Dubai. São Ambulâncias até 18m de comprimento, estão equipadas com vários lotes de material médico e têm capacidade para transportar até 80 pessoas (recorde aqui).

Embora com medidas inferiores e capacidade menor, a  Austrália vai ter também ao serviço um Autocarro Ambulância, o “Ambus”. Segundo o governo australiano o veículo, tal como aquele que opera no Dubai,  vai permitir aos paramédicos responder a acidentes e catástrofes, socorrendo vários vítimas de forma mais eficaz. Neste caso, tem  12 metros de comprimento  e  capacidade para tratar 12 pacientes por vez, enquanto resposta a emergências graves.

O ministro da Saúde, Jack Snelling, considerou que o autocarro  “vai dar aos paramédicos uma vantagem importante  quando for necessário dar resposta  a grandes incidentes  com causas múltiplas, como incêndios e acidentes de carro”.

O veículo está equipado com tecnologia avançada e tem espaço para dois clínicos na área de tratamento do paciente e outro paramédico para conduzir, pode tratar seis pacientes de maca e seis pacientes sentados.

Quando os testes estiverem concluídos e o veiculo reúna condições para operar será usado para uma variedade de propósitos, além de situações de emergência,  também em  grandes eventos, como as celebrações anuais Schoolies ( festival de graduação do 12. ano escolar com duração de 3 dias. O próximo decorre em Novembro de 2017).

De acordo com as  informações disponíveis, o veículo custa 750 mil dólares e prevê-se que esteja ao serviço em Abril deste ano.

Esta reportagem da 9News permite conhecer o interior do veiculo e perceber a importância que terá ao nível do socorro:

Fonte: 9news.com.au/bombeiros.pt

Sobre o autor

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e estudante em Mestrado em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.