Semana da Proteção Civil do Concelho de Oeiras

0

Semana Proteccao Civil Oeiras 2016

Decorre de 23 a 29 de Maio a Semana da Proteção Civil do Concelho de Oeiras que conta com a realização de várias actividades, em todas as freguesias do concelho. Durante a Semana da Protecção Civil irão realizar-se algumas acções de sensibilização de educação rodoviária, uma exposição dos meios materiais dos agentes de protecção civil, um simulacro, entre outras actividades.

Como é habitual, o programa inclui um dia aberto da protecção civil em todas as freguesias do concelho – com exposição de meios, palestras sobre medidas de segurança e distribuição de panfletos -, promovido pelos corpos de bombeiros, a Polícia Municipal, a PSP e a Polícia Marítima, sendo que no dia 24 de Maio (terça-feira), a partir das 10H00 no Centro Cívico de Carnaxide, uma acção de formação no âmbito da prevenção e segurança dirigida, em particular, ao público infanto-juvenil do Projeto da ANBP designado por ZÉ BARIL – Mestre em Protecção Civil – SEGURANÇA VIVA, ESCOLA ACTIVA.

A assinalar também a realização de um encontro dos Agentes de Protecção Civil do Concelho, materializado numa exposição estática na Praia da Torre, em Oeiras, na qual são apresentados meios e recursos. Este evento reúne, no dia 25 de Maio (quarta-feira), das 10H00 às 12H30, os sete corpos de Bombeiros do concelho, CDOS, SPC, Polícia Municipal, PSP, FAP, GNR, SEF, Polícia Marítima, Polícia Judiciária, ISN, INEM, Rádio Amadores, Escuteiros e Câmara Municipal de Oeiras. A exposição é aberta ao público e já está marcada uma visita de alunos de várias escolas de Oeiras que conta também com a actuação da Equipa Cinotécnica da PSP.

No dia 26 de Maio (quinta-feira), às 15H30, vai realizar-se um Desfile de Fanfarras, integrado nas Comemorações do 125º Aniversário dos Bombeiros de Oeiras, na Avenida Copacabana, em Oeiras, com a participação de 15 fanfarras de Corpos de Bombeiros dos distritos de Lisboa e Setúbal.

Está também incluido um Seminário sobre “Burnout Agentes de Proteção Civil”, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, no dia 27 de Maio (sexta-feira), a partir das 09H00, no auditório do Hotel Vilá Galé Collection Palácio dos Arcos, em Paço de Arcos.

Esta Semana inclui ainda um Simulacro de incêndio, acidente de viação e ameaça de bomba no dia 28 de Maio (sábado), às 09H30, no Centro Comercial Oeiras Parque, em Oeiras. O objectivo é exercitar e testar a capacidade de resposta e coordenação dos meios e recursos existentes no concelho para fazer face a acidentes graves e catástrofes.

A iniciativa encerra com uma demonstração pública de meios humanos e materiais de protecção civil do concelho, através de uma formatura geral seguida de desfile, integrado nas Comemorações do 125º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora, no dia 29 de Maio (domingo), às 11H00. O desfile, no qual participam vários agentes de protecção civil do concelho, percorre a Rua João XXI, em Queijas.

A anteceder o desfile, será efectuada a Cerimónia de Promoção de Novos Bombeiros, dos Corpos de Bombeiros do Concelho de Oeiras, e de entrega de viaturas do Orçamento Participativo, junto à tribuna do desfile.

Programa2016