Queremos uma maior ligação das universidades aos bombeiros do distrito

0

Chama-se Jorge Santos, é bombeiro voluntário na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde (BVVV) e candidato à direção distrital de Braga da Juvebombeiro.

Segundo este jovem, que esta manhã apresentou lista – única até ao momento – em conferência de imprensa no quartel dos BVVV, um dos objetivos para o mandato de três anos, e em caso de eleição, passa por aproximar as instituições de Ensino Superior da região dos corpos de bombeiros.

“Dou o exemplo do que se passa em Vila Verde. Todos os anos temos aqui estágios de alunos de medicina e enfermagem, assim como outras áreas, para receberam alguns ensinamentos práticos que nas universidades não têm”, referiu Jorge Santos.

Para além disto, Jorge Santos pretende ainda ver criado em todo distrito núcleos da Juvebombeiro.

“Atualmente, das 22 corporações, apenas existem núcleos em 11. Vamos tentar criar em todos dos bombeiros estes núcleos. Pois o futuro das corporações passa pelos mais novos, logos a Juvebombeiro pode ter um papel importante para evitar a saída destes jovens dos bombeiros”, referiu Jorge Santos.

O atual presidente em exercício, Francisco Peixoto, bombeiros em Vizela, admitiu que há cada vez mesmos jovens a ingressar os bombeiros. “Mas acredito que é possível contrariar esta tendência”, disse,

Para tal Jorge Santos quer realizar o primeiro acampamento de jovens bombeiros e outras atividades que alertem para a importância do voluntariado nos bombeiros.

“Queremos ainda ter uma voz mais ativa junto da Federação Distrital dos Bombeiros e do CDOS de Braga”, desejou.

Fonte: vilaverde.net

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.