Município de Évora fez balanço da época de incêndios florestais

0

A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) e a Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF) reuniram no final de Outubro, nos Paços do Concelho de Évora, presididas pelo Vereador João Rodrigues.

Na área da Defesa da Floresta efetuaram-se os balanços da época de incêndios no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais 2016, com apresentação de dados fornecidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Guarda Nacional Republicana, Unidade de Fiscalização Municipal, Bombeiros de Évora e Serviço Municipal de Proteção Civil.

No concelho de Évora houve uma redução do número de ocorrências de incêndio assim como de área ardida. O incêndio do Alto de S. Bento foi o mais relevante e registou mais de metade do total da área ardida. As forças de segurança e a fiscalização municipal salientaram a aposta feita na fiscalização, que se traduz no reforço da prevenção.

No que concerne à Proteção Civil, destacou-se o anúncio da realização do exercício de âmbito distrital CPX no dia 18 de Novembro de 2016. Participam nove municípios em simultâneo, servindo este também para testar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC). Simula a ocorrência de uma situação meteorológica adversa, caracterizada por precipitação intensa e vento forte.

Foi também anunciada a criação/formação de equipas de âmbito municipal de Apoio Psicossocial com a participação das entidades da Comissão Municipal e ainda a indicação de novas entidades para integrarem este organismo. O SMPC e a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa vão preparar uma proposta de criação das referidas equipas que será remetida a todos os membros da CMPC de Évora, devendo estas ser implementadas durante o ano de 2017.

O agendamento das reuniões regulares para 2017, o balanço do registo de ocorrências em 2016 e a segurança da EDP II Meia Maratona de Évora foram outros assuntos tratados.

As reuniões da Comissão Municipal para 2017 já estão agendadas e terão lugar a 24 de março e a 27 de outubro. Será comemorado o Dia Internacional da Proteção Civil com iniciativas previstas para 1 de março (exercício CPX num edifico público) e 4 de março (seminário “Segurança em Centros Urbanos Antigos”), além de outras que venham a ser propostas por entidades da CMPC ou por outras entidades publicas ou privadas e que serão integradas no programa das comemorações que se realizarão ao longo do mês de março de 2017.

Foram apresentados os números gerais das ocorrências registadas em 2016 onde se verifica uma tendência de subida e prestada informação sobre a nova aplicação do Município para dispositivos móveis no que respeita ás áreas da proteção civil.

A Comissão tomou conhecimento dos percursos da EDP II Meia Maratona de Évora e abordou a questão da grande operação de segurança que será implementada, criando-se para o efeito um posto de comando só para a coordenação de todo o evento, dada a sua importância para a cidade e pelos milhares de pessoas que participam nas provas.

Foi ainda aprovada a proposta de incluir na CMPC de Évora mais sete membros que podem constituir uma mais valia, pelo que irão ser endereçados os convites ás respetivas instituições.

Fonte: cm-evora.pt

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.