Medalha de Ouro atribuída a Bombeiros de Mourão

14922235_1351451724906296_8556585166459264578_nA Câmara Municipal de Mourão aprovou por unanimidade, em reunião de câmara, no passado dia 24 de outubro, propor à assembleia municipal a atribuição da mais alta condecoração municipal, a Medalha de Honra do Município, grau ouro, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mourão pelo trabalho, esforço, empenho e dedicação demonstrada ao longo dos 38 anos de existência.

Entre inúmeras razões para esta condecoração fica na íntegra o discurso apresentado pela presidente da Câmara Municipal de Mourão, Maria Clara Safara.

“Considerando o enorme trabalho e dedicação dos nossos Bombeiros, sempre incansáveis para o cumprimento do lema que os guia “Vida por Vida”, é com grande orgulho que reconhecemos o seu enorme valor e o seu incansável trabalho em defesa das populações que servem.

Neste ano em que o País viveu momentos dramáticos, com perda de vidas humanas e perdas imensas e irreparáveis de bens, causados pelos inúmeros fogos florestais, que assolaram o nosso País (Continente e Região Autónoma da Madeira), queremos, como responsáveis da Proteção Civil no nosso concelho, prestar justa e pública homenagem aos bombeiros portugueses, em geral e aos bombeiros de Mourão, em particular, que estiveram envolvidos no combate aos incêndios florestais, reiterando a confiança e o orgulho que os Mouranenses sentem nas mulheres e nos homens do nosso concelho, que envergam todos os dias tão digníssima e respeituosa farda.

Com orgulho vemo-los partir levando o nome de Mourão às zonas onde deflagram os fogos, a maior parte das vezes fruto de mão criminosa ou de desleixo por parte dos proprietários que não limpam adequadamente os terrenos de forma a evitar estas catástrofes.

Apesar de felizmente, o nosso concelho não ser muito castigado e fustigado pelos incêndios florestais, o valor e a coragem dos Bombeiros Voluntários de Mourão, de que todos nos devemos orgulhar, esteve e está bem presente na ajuda que prestaram e prestam a outras corporações e a outros concelhos do País, que foram tão duramente atingidos pelos incêndios florestais.

Percorrem o país, arriscando as suas próprias vidas para salvarem as vidas e os bens de pessoas que não conhecem. É este o verdadeiro espírito de solidariedade para com o próximo!

A todas as Bombeiras e Bombeiros do concelho de Mourão, que nos últimos meses, estiveram empenhados no combate aos terríveis incêndios florestais, saudamos de forma amiga e calorosa demonstrando assim a nossa solidariedade, apreço e orgulho pelo trabalho desenvolvido, no desempenho da sua missão, muitas vezes com risco da própria vida.

Não queremos porém, deixar esquecido o trabalho que as nossas mulheres e homens que integram a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mourão, fazem durante todo o ano socorrendo, salvando, servindo e protegendo as pessoas, as instituições e os bens do nosso concelho.

Por tudo o referido anteriormente, propomos que a Assembleia Municipal de Mourão delibere a atribuição, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mourão, da “MEDALHA DE OURO” do Município de Mourão.

Fonte: Município de Mourão

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerceu durante 12 anos. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a segunda EIP da corporação dos Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.