Homenagem à memória de Henrique Sales

0

caldasVai ser realizada uma homenagem à memória de Henrique Sales, antigo comandante dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha. A cerimónia terá lugar a 11 de novembro, pelas 21 horas, no salão nobre da associação humanitária.

Henrique Sales Henriques, cognominado “o comandante dos comandantes” é uma figura nacional dos bombeiros portugueses.

Prestou um serviço ininterrupto durante 50 anos à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha para onde entrou em 1961, como vice-presidente da direcção, ocupando o cargo de presidente da Assembleia Geral aquando do seu falecimento em 11 de Novembro de 2015, aos 85 anos.

Com uma história que o liga à origem desta associação de bombeiros, porque é neto do seu fundador, foi em 1969 convidado para comandante do corpo de bombeiros, cargo que ocupou até 2001, com uma carreira de 32 anos de comando com zelo e dedicação.

Em 1984 foi nomeado comandante da Zona Operacional Leiria Sul. Também neste cargo se destacou.

Foi presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, dando àquele órgão um destaque nacional pelas posições firmes em diversas reuniões e fóruns na defesa dos interesses dos bombeiros.

Foi eleito vereador da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, onde ocupou o cargo de responsável pela Protecção Civil. Foi eleito deputado na Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, onde uma vez mais são recordadas as suas intervenções em defesa dos bombeiros.

Foi distinguido com a medalha de mérito da cidade de Caldas da Rainha Grau Ouro, a 15 de Maio de 2001, com a medalha de Serviços Distintos Grau Prata da Liga dos Bombeiros Portugueses a 11 de Setembro de 1981, com a medalha de assiduidade 15 anos, Grau Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses a 7 de Outubro de 1985, com a medalha de Serviços Grau Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses a 8 de Junho de 1989 e com o crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses a 6 de Janeiro de 2001.

Foi o primeiro comandante de bombeiros galardoado com a Fénix de Honra, a 15 de Maio de 2011.

Fonte: Jornal das Caldas / Francisco Gomes

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.