Câmara de Famalicão premiada pelos Bombeiros

0

famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão foi distinguida com a Menção Honrosa do Prémio Bombeiro de Mérito atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses. O galardão foi entregue este domingo ao vice-presidente da autarquia famalicense e vereador da Protecção Civil, Ricardo Mendes, durante a cerimónia comemorativa do Dia do Bombeiro Português, que decorreu em Portimão, no Algarve. Para além da autarquia foi ainda galardoado com a menção ‘Personalidade da Sociedade Portuguesa’, o famalicense Alberto Couto Alves.

Para Ricardo Mendes este prémio é “um reconhecimento que muito nos honra pelo trabalho que desenvolvemos em conjunto com as corporações de bombeiros do concelho em prol da segurança e bem-estar da nossa população”. “É sempre motivo de orgulho e satisfação vermos reconhecido o nosso esforço”, acrescentou o autarca, aproveitando ainda a oportunidade para saudar “o trabalho e o espírito de altruísmo e abnegação dos bombeiros do concelho”.

A proposta para a atribuição do prémio foi apresentada pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão, que destaca o apoio da autarqu

ia aos corpos de bombeiros. De acordo com a proposta da candidatura o apoio municipal “não se resume apenas a contrapartidas financeiras. A presença constante dos responsáveis municipais nos momentos difíceis das ocorrências, com idas aos teatros de operações, para verificarem in loco a real dimensão dos cenários e garantirem o bem-estar dos operacionais, são gestos que marcam e engrandecem quem os realiza”, refere o autarca de Vila Nova de Famalicão.

A proposta destaca ainda a política de proximidade com as corporações de bombeiros, bem evidente na criação do pelouro do voluntariado e na publicação do regulamento municipal de incentivos aos bombeiros voluntários. A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão acrescenta ainda que durante o ano de 2015, a autarquia apoiou com cerca de 100 mil euros a associação que comemorou 125 anos de existência.

No que diz respeito a Alberto Couto Alves, a candidatura refere “a dedicação de algumas décadas e o apoio desinteressado” aos bombeiros. Neste âmbito, Alberto Alves suportou o investimento de milhares de euros na aquisição de um ambulância de cuidados intensivos.

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.