Bombeiros Voluntários de Resende criam equipa de cinotecnia

0

Zeus e Speed, de raça Pastor Belga Malinois, vão formar a primeira equipa de cinotecnia dos Bombeiros Voluntários de Resende. A iniciativa partiu do corpo do comando que a considerou “uma mais valia” para o concelho.

“Já criamos uma equipa de salvamento em grande ângulo, estamos com um projeto, ainda numa fase muito embrionária, de uma criação de equipa de mergulho e achamos que faria todo o sentido complementar com uma equipa de busca e salvamento de cinotecnia”, afirmou o adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Resende, António Silva.

Os cachorros, com apenas dois meses de idade, estão a ser treinados por dois elementos do corpo dos bombeiros. “O treino parte todo à base da brincadeira porque eles no final recebem uma recompensa que é o brinquedo deles. Só podem brincar com aquele brinquedo, não podem brincar com mais nenhum, para despertar o interesse pela brincadeira”, explicou ao Jornal A VERDADE António Silva.

Quando atingirem os seis meses, Zeus e Speed passarão a realizar treinos à base da obediência “para obedecer ao tratador”. Os Bombeiros Voluntários de Resende acreditam que daqui por um ano ou ano e meio os cachorros estejam prontos para trabalhar na “vertente das buscas e salvamento e desaparecimento de corpos no rio”, um dos objetivos para a criação da equipa de cinotecnia.

Os animais foram adquiridos no passado dia 23 de julho, em Aguiar da Beira. Com o apoio da Câmara Municipal de Resende, que contribuiu com alguns materiais, os Bombeiros construíram o canil que acolhe Zeus e Speed.

Fonte: A Verdade

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.