Bombeiros de Tabuaço inauguram quartel

0

Deus quer, o homem sonha e a obra nasce…
(Fernando Pessoa)

No Domingo, dia 16 de Outubro escreveu-se história em Tabuaço, tal como se fez em 1932 e em 1986.

O quartel inaugurado em 1986, não satisfazia as necessidades mínimas nem na parte operacional nem na parte social. Este facto foi desde logo constatado pelo atual comando e pelas direções que desde 2007, foram fazendo algumas melhorias minimizando pontualmente alguma necessidades sem no entanto serem intervenções satisfatórias.

Ontem foram simbolicamente inauguradas as obras de ampliação e remodelação do antigo quartel. Essa intervenção foi o cumprir de um sonho de todos, os dirigentes e os bombeiros.

O dia começou com o hastear da Bandeira Nacional, com os Bombeiros formados em frente ao Quartel e o Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de Sendim.

A cerimónia contou com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, de deputados, de autarcas do Concelho, de várias entidades ligadas à Proteção Civil nacional e regional, do vogal do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Cmdt José Requeijo, do Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, José Amaro, da grande maioria das Associações Humanitárias de Bombeiros do Distrito, de representantes das associações e instituições locais e de muitos populares.

A bênção das obras foi efetuada pelo Reverendíssimo Padre Manuel Gonçalves, Pároco de Tabuaço.

No final, realizou-se um desfile apeado dos Bombeiros do Corpo Ativo, Estagiários e Infantes e Cadetes e de 31 viaturas da Associação

Foi um dia festivo para todos os bombeiros da Associação e de particular satisfação para todos os Tabuacenses.

Da ampliação e remodelação constou a construção de quartos (camaratas), que permitem que 20 elementos possam dormir no quartel diariamente, com conforto, a criação de uma sala de formação totalmente equipada, foi criada uma Sala para os Graduados prepararem as suas atividades, uma sala de lazer para os bombeiros contígua ao Bar, e também a Sala de Comando, a Sala de Direção e Sala de Reuniões.

Os serviços administrativos foram colocados perto da entrada, facilitando assim o acesso para o publico, a nova central de comunicações foi estrategicamente colocado em plano sobre elevado ao parque de viaturas, permitindo uma ampla visibilidade sobre o mesmo, este espaço dotado de toda a tecnologia necessária para um funcionamento muito mais operacional.

Os bombeiros podem agora usufruir dos novos balneários e vestiários (masculinos e femininos), espaçosos e com novos cacifos.

No entanto a grande e visível alteração foi o aumento dos antigos 250 m2 de parque de viaturas para os atuais 1000 m2, com acessos independentes.

As obras que tiveram início com o lançamento da primeira pedra no dia 25 de março de 2015, terminaram física e financeiramente em 15 de Dezembro, e o Orçamento de aproximadamente 475 mil euros foi rigorosamente cumprido. Esta obra foi comparticipada em 85% pelo POVT-QREN e os restantes 15% repartidos entre a Autarquia e pela Associação.

A execução do projeto esteve ao encargo do Gabinete de Arquitetura Renato Pretarouca e a Obra foi executada pela Empresa SOCOTAB.

Deus quis, nós sonhamos e a obra nasceu….
Obrigado…

Cronologia:

2007 – Portaria 1562/2007
2008 – Despacho 11735/2008
2014 – POVT-35-2014-84 (Aviso de Abertura)
2015 – Formulário de Candidatura
2015 – LISTA DE BENEFICIÁRIOS DE FINANCIAMENTO COMUNITÁRIO – FEDER e FUNDO DE COESÃO

 

Fonte: bvtabuaco.pt

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.