Bombeiros de Fátima lançam campanha solidária para construir quartel

bvfatima2

Segundo uma nota de imprensa, os Bombeiros Voluntários de Fátima, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, pretendem construir um quartel próprio para a corporação, pois “os espaços que neste momento fazem essa função não servem de forma alguma a missão e o objetivo supremo da associação: a salvaguarda e socorro de pessoas e bens”.

Nesse sentido, os bombeiros têm em marcha a campanha de solidariedade “Um Euro faz toda a diferença. Faça parte deste movimento”, dirigida a todos os que visitam ou peregrinam ao Santuário de Fátima, assim como também a toda a população local.

Neste momento, os serviços e meios da corporação estão “repartidos por dois espaços, cedidos provisoriamente e a título de empréstimo à Associação Humanitária pela Junta de Freguesia de Fátima e pela Congregação dos Missionários do Verbo Divino, entidades às quais os bombeiros muito agradecem”.

A direção e o comando dos Voluntários consideram que a construção de um espaço próprio, “com os diferentes serviços e meios congregados no mesmo lugar, tornará mais eficiente a resposta operacional do serviço prestado pela corporação nas várias áreas de atuação”.

Citados na nota de imprensa, o presidente da Associação Humanitária, Alberto Caveiro, e o comandante dos bombeiros, António Gaspar dos Reis, salientam que a “concentração de todos os meios num só local é fundamental”.

“Ganharemos até em tempo de resposta na maior parte das intervenções. Além disso, os próprios bombeiros necessitam de espaços melhores e mais adequados”, acrescentam.

O novo quartel, a construir na zona sul da Cova da Iria, nas proximidades da designada Rotunda Sul, “não se pretende luxuoso nem uma obra megalómana, mas com as condições normais para um serviço eficiente”.

O espaço abrangerá uma área total de aproximadamente 10.000 metros quadrados (m2). A área edificada será de aproximadamente 1.900 m2, repartidos em balneários, camaratas, gabinetes, vestiários, casa-escola e edifícios de parqueamento, refere ainda a nota de imprensa.

O “valor provisório” para execução da obra é de 1,5 milhões de euros. “Infelizmente, o quadro comunitário de apoio não prevê, pelo menos até ao momento, qualquer apoio para a construção deste tipo de obras, pelo que devido à necessidade imperiosa de dotar os bombeiros de Fátima de condições para prestar um socorro digno a todos os que a visitam, decidimos avançar com a construção do quartel”, explica Alberto Caveiro, citado na nota de imprensa.

O lema “Um Euro faz toda a diferença. Faça parte deste movimento”, pretende, explicou o designer e criativo de publicidade Marco Santos, no comunicado, “demonstrar que com apenas um euro, de cada fatimense, de cada peregrino, de cada turista, simplesmente um euro, chegaria para dar a estes homens e mulheres condições dignas de trabalho” e “proporcionaria uma ainda melhor capacidade de resposta nos mais diversos cenários para que os bombeiros são requisitados”.

Fonte: Notícias ao Minuto

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerceu durante 12 anos. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a segunda EIP da corporação dos Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.