Palmela: Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro

0

Dia-Bombeiro palmela

 

No mês de maio, a Câmara Municipal de Palmela assinala o Dia Municipal do Bombeiro com um vasto programa comemorativo, centralizado, este ano, em Pinhal Novo. Este programa, apoiado pelas Juntas de Freguesia de Pinhal Novo e de Palmela, conjuga a experiência adquirida ao longo dos últimos anos com momentos inovadores, contribuindo, uma vez mais, para homenagear e afirmar o papel dos bombeiros na sociedade.

Na sua 16.ª edição, as comemorações têm, como tema, “Comunidades resilientes, a importância do patamar local”, sublinhando a importância de termos populações mais despertas e bem preparadas para agir, em caso de risco ou catástrofe.

Vão ser feitos cinco simulacros para sensibilizar a comunidade e testar a capacidade operacional.

A Viatura Itinerante da Protecção Civil, apresentada publicamente a 12 de Abril, vem contribuir para aumentar o grau de preparação da comunidade e terá participação activa nas comemorações. Pela segunda vez, será realizado, também, um simulacro de incêndio num equipamento público – o Mercado Municipal de Pinhal Novo – e um exercício conjunto nocturno, na Estação Ferroviária, envolvendo as três corporações, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, o Serviço Municipal de Protecção Civil e a REFER.

Destaque, ainda, para o Seminário “Centros Históricos – Segurança, Resiliência e Sustentabilidade”, a 13 de maio, que lançará o debate relativo ao Plano de Emergência para o Centro Histórico de Palmela, e para a sessão solene de homenagem aos bombeiros do concelho, a 29 de Maio, onde será atribuída a Medalha Municipal de Comportamento Exemplar.

No dia 1 de Maio, às 10:30,comemora-se os 65 anos dos Bombeiros de Pinhal Novo. No sábado ( 7 de Maio), às 9 horas acontece a prova de orientação na União das Freguesias de Marateca em Poceirão dinamizada pelos Bombeiros de Águas de Moura. Local de encontro é o Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura. Dia 08 de maio, domingo, às 8 horas é a vez do Torneio de Futsal Ricardo Gomes (Interbombeiros).Local: Pavilhão Municipal de Pinhal Novo

Dia 15 de Maio, ás 13 horas é o Almoço convívio dos antigos bombeiros de Pinhal Novo.

 

Fonte: Infocul.pt

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.