UNISA 18 realizou um exercício na Serra da Estrela

0

1A Unidade de Intervenção de Salvamento Aquático do Distrito de Viseu, denominada UNISA 18, realizou no passado Sábado, um exercício operacional de mergulho, em baixas temperaturas e condições adversas.

O exercício treino decorreu na Lagoa Comprida, na Serra da Estrela e teve como principal objetivo testar equipamentos e procedimentos dos operacionais envolvidos no mergulho em alta altitude e sob temperaturas negativas.

Este exercício envolveu cerca de 5 viaturas e 20 operacionais e contou com a colaboração da Direção do Parque Natural da Serra da Estrela, EDP e do Sub Agrupamento de Montanha da GNR.

A UNISA 18 integra todos os Bombeiros do distrito de Viseu devidamente credenciados e treinados para exercer funções no âmbito da prática do mergulho, nadador salvador e condução de embarcações de socorro, tendo por missão o socorro a náufragos e as buscas subaquáticas, nomeadamente o salvamento de pessoas ou animais em perigo eminente de vida em ambiente aquático e buscas no plano de água e subaquáticas para localização de pessoas, animais, equipamentos e materiais, assim como, a sua recuperação para a superfície.

Esta Unidade pode intervir em estruturas subaquáticas que estejam a colocar em risco pessoas e bens e também poderá garantir a segurança de atividades desportivas e de lazer que se realizem em ambiente aquático.

Com prioridade de atuação para o distrito de Viseu, pode, por solicitação da ANPC, ser chamada a atuar em qualquer ponto do território nacional ou mesmo em missões internacionais.

A UNISA 18 tem vindo a ser solicitada para colaborar com algumas entidades policiais, nomeadamente PSP e Policia Judiciária, na investigação criminal que envolve a recuperação de meios de prova que se encontram no interior de rios, lagoas e barragens.

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.