Unanimidade no apoio aos Bombeiros Voluntários de Braga

0

11760049_941264812579314_5482629703072206360_nMereceu unanimidade a proposta que prevê a atribuição, pelo município de Braga, de 15 mil euros por ano para apoiar os Bombeiros Voluntários de Braga (BVB).
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que já havia anunciado a intenção no contexto do Dia Mundial da Protecção Civil, justificou ontem que ele responde a uma reivindicação de longa data da associação dos BVB.

Assumindo que o município “não tem a responsabilidade de assegurar o funcionamento dos bombeiros voluntários por ter uma corporação própria, Ricardo Rio reconhece “o papel supletivo dos voluntários na articulação em matéria de protecção civil no serviço à comunidade”.
É o primeiro apoio financeiro que os BVB recebem em mais de duas décadas da sua actividade recente.

O outro apoio foi dado também pelo actual executivo para comparticipar a componente nacional de um financiamento para a aquisição de uma viatura.
O PS votou favoravelmente o protocolo com os BVB com a ressalva de que não seja descurado o apoio à corporação municipal de bombeiros.

O vereador da CDU, Carlos Almeida, ressalvou que o protocolo ontem aprovado “é um chapéu muito largo” e que o único ponto concreto são os 15 mil euros anuais, já que o resto fica remetido para um contrato futuro.
Carlos Almeida aponta mesmo que 15 mil euros é mais do que a câmara investiu na Polícia Municipal nos últimos anos.

Ainda na agenda da reunião do executivo, destaque para uma alteração ao concurso para o tanatório, motivada por alterações ao projecto, valências, localização e acessibilidade. Mesmo assim, a obra avança ainda neste primeiro semestre, garantiu Ricardo Rio.

Fonte: correiodominho.com

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 16 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.