Quatro concelhos do país em risco elevado de incêndio

0

naom_55c9ca26a1943Quatro concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje “risco elevado” de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponível no site do IPMA, estão em risco elevado de incêndio os concelhos de Alcoutim (Faro), Barrancos (Beja), Mação (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado durante a tarde.

O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado a forte na costa sul do Algarve, durante a tarde, e temporariamente nas terras altas.

Prevê-se ainda uma pequena descida de temperatura nas regiões do interior e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral Centro.

Para os Açores, o IPMA prevê para os grupos Ocidental, Central e Oriental período de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e uma pequena descida da temperatura.

Já para a Madeira a previsão aponta para períodos de céu muito nublado e vento fraco, sendo que no Funchal o céu apresentar-se-á geralmente pouco nublado.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 24 graus celsius em Lisboa e no Funchal, 20 no Porto, 26 em Faro e 19 em Ponta Delgada.

Fonte: noticiasaominuto.com

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 16 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.