Protecção Civil Amadora apresenta Viatura de Comando e Comunicações | VIDEO

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12923125_1058684187524537_3339678411346803833_nFoi apresentada no dia 31 de Março (15H00), no Auditório Municipal da Amadora, a Viatura de Comando e Comunicações do Serviço Municipal de Proteção Civil, no âmbito do Mês da Proteção Civil 2016.

Esta apresentação pública da nova viatura, que encerra o mês dedicado à Proteção Civil no concelho, visa sensibilizar o público em geral, para a prevenção, socorro, e recuperação da comunidade, face a uma situação de acidente grave ou catástrofe.

Segundo a nota da Autarquia, esta viatura (VCOC) foi concebida para a montagem de Postos de Comando Operacional, com uma área de Transmissões e uma área de Comando perfeitamente delimitadas, permitindo ao Município um conjunto de valências no contexto da Proteção Civil:

Funções de comando:

– Decisão e articulação de todas as entidades presentes no TO (Teatro de Operações);
– Elaboração do quadro geral das operações;
– Registo de todas as atividades e movimentações dos setores, meios e combatentes;
– Elaboração do esquema de Situação Tática (SITAC gráfico).

Funções de comunicação:

– Assegurar e dirigir as comunicações e informações entre os comandantes de setores e o Comandante de Operações de Socorro (COS);
– Assegurar as comunicações e informações entre o COS, COM (Comandante Operacional Municipal de Proteção Civil) e CDOS/CNOS (Comando Distrital de Operações de Socorro/ Comando Nacional de Operações de Socorro);
– Assegurar as comunicações e informações entre o COS e os agentes de proteção civil (bombeiros, forças de segurança, etc.).

Funções de planeamento:

– Recolher e avaliar as informações necessárias à tomada de decisão;
– Previsão da necessidade de meios e recursos de reforço ou especializados;
– Elaborar a análise das zonas intervenção;
– Elaborar a análise de risco para a operação;
– Elaborar os cenários previsíveis, por antecipação, para o desenvolvimento do sinistro.

Fonte vídeo: TVAmadora

Fonte notícia: ipressjournal.pt

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 16 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.