População ajuda Bombeiros de Vila Praia de Âncora a pagar salários de Junho

0

A Caminhada que, em Julho, ligou as vilas de Caminha e Vila Praia de Âncora tirou os bombeiros da localidade do sufoco financeiro que enfrentavam.

A Marcha de Solidariedade a favor dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora organizada pelo Movimento de Empresários do concelho de Caminha rendeu o dinheiro suficiente para permitir pagar os salários em atraso dos 10 bombeiros efectivos da corporação. Garantia dada pelo presidente da direcção, Daniel Ribeiro.

O alívio financeiro é, contudo, momentâneo. Com a alteração das regras no transporte de doentes não urgentes, a corporação de voluntários de Vila Praia de Âncora ficou sem receita que permita pagar os cerca de 8 mil euros de salários dos 10 funcionários da corporação.

A esperança para ultrapassar o problema reside agora no protocolo que a Liga dos Bombeiros portugueses vai assinar esta tarde com os Ministérios da Saúde e da Administração Interna.

A criação de uma nova lei de financiamento que assegure a sustentabilidade das associações de bombeiros, um apoio mensal às corporações destinado a despesas extras, com a devida actualização dos valores, e a isenção fiscal no âmbito do IRS para os bombeiros voluntários são exigências plasmadas no acordo”negociado com o Governo.

O compromisso prevê ainda a regulamentação do sector de transporte de doentes não urgentes” e “um período de carência que permite uma adaptação às novas regras”.

O protocolo, negociado na madrugada de quinta-feira entre os Ministérios e a Liga dos Bombeiros Portugueses põe ponto final no braço-de-ferro entre bombeiros e Executivo e anula os protestos que já estavam agendados.

Fonte: Caminhense

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.