Pico de Gripe para daqui a duas semanas

Gripe

As autoridades de saúde estimam que daqui a duas semanas a atividade gripal atinja o seu pico.
Nesta altura estamos numa fase moderada, mas já foram internadas 10 pessoas, que de acordo com a Direção-geral da Saúde, estes doente não foram vacinados e apresentam fatores de risco.

Graça Freitas, Sub-Directora geral da saúde, em declarações à Renascenca disse, “A actividade gripal é, neste momento, moderada e ainda está dentro do que é expectável para esta altura do ano. No entanto, a tendência, obviamente, será para que nas próximas semanas se verifique um aumento”
Acrescenta ainda que os virus que se encontram em circulação, estão comteplados na vacina deste ano.
Como sempre a Direção-geral de Saúde tem recomendado a vacinação para os grupos de risco, (crianças, profissionais de saúde, maiores de 65 anos, pessoas com doenças respiratórias e doentes crónicos). O obejetvo do Governo para este Inverno era que 60% dos idosos fossem vacinados e esse número foi cumprido e ultrapassado, sendo que em Dezembro o Ministério da Saúde revelou que 62% dos maiores de 65 anos já tinham sido vacinado.
Na sexta-feira passada, dados da União Europeia revelam que no Inverno de 2011/2012, apenas 43% dos idosos tinham sido vacinados, longe do objectivo de Bruxelas que era 75%.