Passeio de família na Serra do Gerês termina com resgaste

0

bourpOs oito caminheiros que estiveram perdidos cerca de dez horas no Trilho do Rocalva, concelho de Terras de Bouro, Gerês, foram socorridos por volta das 23 horas deste sábado pelo INEM e bombeiros.

As oito pessoas, cinco mulheres e três homens, familiares, de Braga e de Vila Verde, com idades entre 61 e 18 anos, foram encontradas pelas 20.05 horas, acabando por ser socorridas cerca de três horas depois.

Nas operações estiveram os Bombeiros de Terras de Bouro, Vieira do Minho e Amares, bem como a Cruz Vermelha da Vila do Gerês e de Rio Caldo e GNR.

Os familiares estariam em passeio quando se perderam. O pedido de auxílio foi feito para a GNR através de telemóvel e na, altura, segundo os bombeiros, todos estavam bem.

O estado do tempo dificultou as buscas, já que na zona da Serra do Gerês estava muito frio, nevoeiro e chuva.

A montanhista do grupo de oito caminhantes da Serra do Gerês que entrou em crise de hipotermia e teve de ser conduzida de emergência para o Hospital de Braga teve alta médica durante a manhã deste domingo, segundo apurou o JN.

A mulher, de 57 anos, residente em Soutelo, Vila Verde, demorou mais de três horas até chegar ao ponto de encontro com os socorristas, acompanhada dos sete familiares, três homens e quatro mulheres, com idades entre 18 e 60 anos. Parte dos montanhistas são da freguesia de Palmeira, em Braga.

O Trilho da Rocalva é considerado um dos mais difíceis do Parque Nacional da Peneda Gerês, especialmente quando há muita chuva, alguma neve e forte vento, como sucedeu.

Fonte. Jornal de Noticias

Sobre o autor

Paulo Reis

Paulo Reis

É Natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 18 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde atualmente, apresenta o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Bombeiro de 1ª. É na atualidade responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem da corporação e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com.