Operação Ignição Zero quer acabar com os incêndios florestais

0

naom_55cae2ceed9a6A GNR quer alertar as populações para a importância de limpar os terrenos com vegetação junto às habitações e estradas.

A Guarda Nacional Republicana vai amanhã apresentar uma nova operação de combate aos incêndios florestais.

Chama-se ‘Operação Ignição Zero’ e arranca no próximo dia 15 de março com um efetivo de cerca de 1.350 militares e civis da GNR (SEPNA e GIPS), revela um comunicado enviado às redações.

O objetivo é sensibilizar os residentes em zonas próximas da floresta para limpeza do terreno junto às habitações e estradas e, numa segunda fase, levar a cabo ações de fiscalização para identificar situações de incumprimento.

Em 2015 foram fiscalizados 470.565 terrenos, tendo sido elaborados 360 autos de contraordenação (por incumprimento à manutenção).

A GNR deteve ainda, no ano passado, 74 pessoas em flagrante delito pelo crime de incêndio (mais 35 que em 2014), tendo identificado 902 por fundadas suspeitas pela prática do mesmo crime (mais 376).

A apresentação desta nova operação será presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, com presença Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e do Instituto Nacional da Conservação da Natureza (ICNF).

Fonte: noticiasaominuto

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 16 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.