Ministra da Administração Interna também estará em Famalicão da Serra Domingo

0

famalicao01A cerimónia de homenagem às seis vítimas do fogo ocorrido em Famalicão da Serra há dez anos deverá contar, no próximo Domingo, com a presença da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes. Inicialmente estava prevista a presença do primeiro-ministro António Costa, mas optou por ir assistir ao jogo da final do Europeu de futebol.

Fonte do Governo informa que o secretário de Estado da Administração Interna irá presidir, pelas 15 horas de Domingo, à sessão de abertura das Jornadas que assinalam o 10º Aniversário do Incêndio de Famalicão da Serra, em que faleceram seis homens: Sérgio Rocha, bombeiro daquela aldeia do concelho da Guarda, e mais cinco sapadores florestais chilenos.

À tarde, cerca das 17 horas, a cerimónia de homenagem às vítimas será presidida pela ministra da Administração Interna.

Foi há dez anos que a tragédia se abateu sobre Famalicão da Serra. O bombeiro Sérgio Rocha e cinco sapadores chilenos ficaram cercados pelas chamas e acabaram por perder a vida. Estavam numa encosta a 600 metros de altitude a tentar combate um incêndio florestal, que tinha tido origem numa acção de limpeza num terreno agrícola.
Tal como tem acontecido em anos anteriores, a data será assinalada com uma jornada de análise ao incêndio de Famalicão, agendada para o próximo Domingo. A iniciativa é do “Projecto Sérgio Rocha”, em colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra, com a freguesia local e com o Portal Bombeiros.pt, que, ao longo destes anos tem tentado homenagear os seis homens que perderam a vida naquele fatídico incêndio.

O programa terá início às 14h30, na Casa da Cultura de Famalicão, com a sessão de abertura e boas vindas, terminando com uma sessão junto ao memorial na Serra de Famalicão, junto à lápide colocada no local que determina onde foram encontrados os corpos do bombeiro Sérgio Rocha e dos sapadores chilenos Sergio Navarro, Fabián Millán, Bernabé Ancan, Juan Bravo e Henry Polanco. Nesta cerimónia estará a ministra da Administração Interna.

In Terras da Beira

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.