Ministério pede relatório à Proteção Civil sobre incêndios no Algarve

O Ministério da Administração Interna decidiu pedir à Autoridade Nacional de Proteção Civil um relatório pormenorizado sobre os incêndios que lavraram na região do Algarve.

Em comunicado, o ministério explica que no despacho assinado pelo ministro Miguel Macedo é pedido que, entre outras matérias, se faça uma análise «dos meios humanos e materiais envolvidos, bem como das fases de empenhamento dos mesmos, do grau de desempenho dos meios empregues durante as várias fases e ainda de eventuais dificuldades ou falhas na coordenação e avaliação dos meios envolvidos na operação, a cada momento».

O pedido de um relatório sobre o que aconteceu nos incêndios na região do Algarve surge depois de várias críticas feitas à forma como os meios de combate atuaram. O comandante nacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, admitiu mesmo que se cometeram erros.

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.