Marrocos cede dois Canadair a Portugal para combate aos fogos

0
Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, anunciou hoje que Marrocos vai ceder dois aviões Canadair para ajudar no combate aos incêndios em Portugal.

“Neste momento já acionámos mais mecanismos. Já conseguimos mais dois Canadair que veem de Marrocos e que amanhã [quinta-feira] já estão operacionais. Uma oferta do Reino de Marrocos que agradecemos, mas, neste momento, o nosso foco tem que ser nesta luta contra este fenómeno que é, naturalmente, agravado por uma meteorologia adversa”, afirmou a governante.

A ministra anunciou ainda ter sido acionado o protocolo bilateral estabelecido com a Federação Russa para a vinda de mais meios, sem especificar, porém, quantos são ou quando chegam.

O anúncio da governante foi feito em Viana do Castelo, um dos distritos mais afetados pelos fogos florestais dos últimos dias, juntando-se as duas aeronaves marroquinas ao Canadair já cedido por Itália e a outros dois por Espanha.

Também hoje, o Governo português acionou formalmente o mecanismo europeu de proteção civil e obteve a resposta positiva de um avião Canadair italiano que virá para Portugal ajudar no combate aos incêndios, disse à Lusa fonte oficial.

Segundo a fonte do Ministério da Administração Interna, o Governo português já fez o pedido formal de ajuda aos Estados membros da União Europeia em matéria de proteção civil para fazer face aos muitos incêndios que lavram no Norte e Centro do país.

Na terça-feira, dois aviões Canadair espanhóis eram esperados na zona de Viana do Castelo para reforçar o combate aos 11 incêndios então em curso no distrito, revelou o presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil (CDPC), José Maria Costa.

Mais de 2.000 operacionais estavam hoje, às 19h50, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português e vários focos de incêndio na ilha da Madeira.

No continente, a Autoridade de Proteção Civil considerava como “ocorrências importantes”, no seu ‘site’, às 19h50, 13 incêndios rurais nos distritos de Aveiro, Porto, Viseu, Leiria, Viana do Castelo e Braga.

Noticias ao Minuto

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.