Marco de Canaveses aprova instituição do Dia Municipal do Bombeiro

0
5º. Lugar Nome: Rui Gouveia Valor prémio: Kit Bombeiros.pt Titulo: O homem, a coragem e o inferno

Imagem: Rui Gouveia / Bombeiros.pt

A Câmara de Marco de Canaveses aprovou a instituição do Dia Municipal do Bombeiro, a assinalar no último domingo de junho de cada ano, em reconhecimento pelo mérito da corporação da cidade, anunciou hoje a autarquia.

Na proposta apresentada pelo presidente Manuel Moreira, enviada hoje à Lusa, assinala-se a importância de se “homenagear o exemplar contributo dos homens e mulheres” que integram o efetivo local, “sem esquecer, aqueles que, ao longo dos mais de 92 anos desta Instituição, serviram altruisticamente a população”.

“O contributo exemplar dos bombeiros para a promoção da segurança e bem-estar da nossa comunidade, exemplo alicerçado na sua coragem, dedicação e altruísmo, constituiria uma simples, mas justa homenagem ao papel dos bombeiros na nossa sociedade”, evidencia ainda o presidente do Município.

A escolha do último domingo de junho, explica o autarca, tem a ver com o facto de o dia de S. Marçal, padroeiro e protetor dos bombeiros, ser celebrado a 30 de junho.

No primeiro ano em que se assinala o Dia Municipal do Bombeiro em Marco de Canaveses, a data das comemorações aponta para 26 de junho.

Nesse dia estarão expostas em várias artérias da cidade veículos e meios operacionais dos bombeiros, com demonstrações abertas à participação de crianças, jovens e adultos.

À tarde, junto aos paços do concelho, haverá uma formatura geral dos bombeiros voluntários, com intervenções dos presidentes da Câmara e da associação humanitária e do comandante da corporação.

O programa prevê a seguir um desfile apeado e motorizado em direção ao quartel, percorrendo as avenidas Dr. Francisco Sá Carneiro e Gago Coutinho.

Fonte: Notícias ao Minuto

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.