Mais de 750 bombeiros combatem seis fogos na Guarda, Castelo Branco e Leiria

0

Seis incêndios estavam activos neste sábado, pelas 19h30, nos distritos da Guarda, Castelo Branco e Leiria, mobilizando no total 752 bombeiros e operacionais, segundo dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

No distrito de Leiria regista-se um incêndio na localidade de Olho Marinho, concelho de Óbidos, com três frentes activas desde as 14h20 e que está a mobilizar 263 bombeiros, auxiliados por 69 veículos operacionais, incluindo três helicópteros. De acordo com os bombeiros, o combate às chamas está a ser dificultado pela falta de condições de acesso de meios terrestres a algumas zonas da Serra das Cesaredas. O vice-presidente da câmara de Óbidos, Humberto Marques, que se deslocou ao local, disse à Lusa que “a preocupação dos bombeiros incide na localidade de Moledo (concelho da Lourinhã), na direcção da qual o vento está a empurrar as chamas”. Ainda no distrito de Leiria há um outro incêndio activo em Vidais, Caldas das Rainhas, que está a ser combatido por 116 bombeiros e dez outros operacionais, acompanhados de 29 veículos. O fogo, em zona de floresta, tinha ainda uma frente activa às 19h. No distrito de Castelo Branco, 189 bombeiros e operacionais, 39 veículos e três helicópteros e dois aviões bombardeiros combatem as chamas em Amieira, no concelho de Oleiros, num fogo em mato que continua com duas frentes activas. No mesmo concelho de Oleiros, na localidade de Sendinho da Senhora, 70 elementos, 20 veículos e dois helicópteros combatem um incêndio em floresta com duas frentes activas. No concelho de Gondomar, distrito do Porto, registou-se um incêndio em mato que está a ser combatido por 40 operacionais, enquanto no distrito da Guarda, as chamas lavram desde as 15h41 em Pereiro, estando no local 69 elementos, acompanhados no terreno por 14 veículos e ainda por dois heliópteros.

FONTE: Publico

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.