Juvebombeiro de V.N. Paiva estabelece protocolo com a Câmara Municipal

0

Logo_Juvebombeiro_VNPaivaO Núcleo da Juvebombeiro de Vila Nova de Paiva estabeleceu um protocolo com a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva para utilização dos espaços municipais como a Piscina Municipal e o Pavilhão Municipal.

O núcleo relembra que durante a última década o nosso CB tem perdido muita massa humana. Esta perda de meios humanos, possivelmente, está ligada à falta de emprego na região obrigando as pessoas a ter de sair do concelho bem como do nosso distrito. No entanto, outras saídas / ausências podem estar associado à desmotivação contínua para continuar a ser bombeiro voluntário.

A falta de motivação extra para continuar uma atividade de voluntariado na atual conjuntura torna-se cada vez mais difícil pois os Bombeiros. Estes veem as poucas regalias que anteriormente tinham a serem retiradas e acabam por não encontrar nenhum benefício na atividade de Voluntariado, para além de gostarem de ajudar o próximo e se sentirem apenas desta forma realizados.

Acima de tudo, o socorro à população será melhor quanto maior for a motivação e maior for espirito de equipa destes Homens e Mulheres. Por outro lado, a forma física dos Bombeiros torna-se importante para o desenvolvimento das atividades reais que possam surgir durante os turnos de serviço, bem como para combaterem de melhor forma os incêndios florestais que durante o verão afetam o nosso país, inclusive o nosso distrito. Uma melhor atividade física ajudará no desempenho das equipas no terreno e o risco de acidente será diminuído.

A partir de 2016 o quadro ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva pode utilizar os espaços municipais, como a Piscina e o Pavilhão Municipal de Vila Nova de Paiva durante uma hora semanal gratuita para as atividades físicas.

Para além da atividade física desenvolvido para benefícios da saúde de cada um, estas atividades em conjunto trará para os Bombeiros uma maior motivação, um maior companheirismo e um maior espírito de equipa e ajudará a prolongar os jovens Bombeiros e a perdurar os atuais elementos do quadro ativo.

O Núcleo pensa que este protocolo poderá ser uma mais valia tanto ao nível pessoal como ao nível das atividades desenvolvidas pelos bombeiros.

Deste modo, o Núcleo da Juvebombeiro de Vila Nova de Paiva vem por este meio agradecer publicamente ao Excelentíssimo Senhor presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva Dr. José Morgado Ribeiro, pela cedência de uma hora semanal gratuita para as atividades físicas dos Bombeiros.

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.