Jornadas Técnicas de Emergência Pré-Hospitalar decorreram ontem em Melo

0

Os bombeiros Voluntários de Melo organizaram ontem, dia 7 de janeiro, as suas primeiras Jornadas Técnicas de Emergência Pré-Hospitalar.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Assembleia dos bombeiros de Melo, Dr. João Oliva, Comandante de Melo, Rui Abrantes, 2º. Comandante Operacional Distrital, Dr. José António, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, Dr. Paulo Amaral, Vice-Presidente da Liga de Bombeiros, Dr. Gil Barreiros e em representação do Município de Gouveia o senhor vereador em exercício Dr. Jorge Ferreira.

Os seis oradores distribuídos por dois panéis, falaram de diversos assuntos relacionados com o socorro e a Emergência Médica, desde a sua evolução, passando pelos principais casos que os tripulantes de socorro podem encontrar no seu dia-a-dia. Houve até, imagine, tempo para colocar uma lágrima no canto do olho com a intervenção da Psicóloga do INEM, que expôs diversos casos vivenciados, sensibilizando a plateia de quando e como solicitar apoio psicológico desta entidade.

Perante a qualidade dos temas abordados, não faltou por parte dos participantes quem quisesse partilhar ideias ou até mesmo tirar dúvidas sobre os assuntos discutidos, tendo-se revelado umas jornadas bastante participativas.

No final do evento, o Comandante do corpo de Bombeiros, bem como o presidente da associação, destacaram ao portal bombeiros.pt a importância destes eventos para a comunidade dos bombeiros e proteção civil, agradeceram ainda à Juvebombeiro local a sua dinâmica e o interesse por organizar este tipo de eventos.

Os Bombeiros Voluntários de Melo, no concelho de Gouveia, têm-se destacado nos últimos tempos pelo seu dinamismo e capacidade de desenvolvimento de atividades, num distrito cada vez mais apagado, os bombeiros desta pequena localidade ainda vão dando cartas.

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.