INEM e ANPC assinam protocolo no âmbito da psicologia de emergência

0

inemO INEM e a Autoridade Nacional de Proteção Civil assinaram, neste mês de julho, um acordo que visa definir as modalidades de cooperação institucional entre as Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS) da ANPC e o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM, nas vertentes de formação e intervenção operacional.

Esta cooperação vai permitir o desenvolvimento de iniciativas como a organização conjunta de cursos, seminários e exercícios, assim como o intercâmbio de ações de formação e a partilha de informação sobre o apoio psicológico de emergência prestado pelos dois serviços.

As EAPS da ANPC asseguram o acompanhamento psicossocial dos bombeiros afetados e dos seus familiares em resultado do exercício de funções e integram a resposta ao nível do apoio psicossocial prevista no Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil.

Já o CAPIC do INEM assegura o apoio e intervenção junto da população e das equipas de emergência, com vista ao desenvolvimento de estratégias ativas de adaptação a situações de crise.

Fonte: INEM

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.