Incêndio de Valpaços dura há mais de 5 horas e mobiliza perto de 150 bombeiros

0

Ferreira_Filipe_Destemor.jpegUm incêndio na localidade de Vale de Casas, no concelho de Valpaços, terá iniciado por volta das 18:30 desta tarde e ainda não está circunscrito.

No terreno fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil, estão perto de 150 operacionais apoiados por 44 veículos. Os acessos difíceis ao local do incêndio estão a condicionar a progressão dos bombeiros no terreno, que neste momento têm 3 frentes ativas .

Segundo a previsão meteorológica para o local, o bombeiros.pt sabe que por volta da meia noite o vento deverá mudar de direção (de O para NO), porém, a velocidade deverá baixar gradualmente até às 15 horas de amanhã, sendo que, terá um pico que se intensificará até às 23 horas de quarta-feira.

Durante a noite a temperatura não vai dar tréguas, dado que, esperam-se mínimas de 18 graus às 6 da manhã, que se intensificará até chegar à temperatura máxima de 31 graus esta quarta-feira.

Para este incêndio, o bombeiros.pt sabe que foi acionado um Grupo de Reforço para Ataque Ampliado (GRUATA) do Porto e um Grupo de Reforço para Incêndios Florestais (GRIF) de Viseu.

Como nota final, este incêndio, apesar da sua dimensão tem a cargo das operações o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Boticas.

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.