Incêndio obriga à evacuação de resort na Zambujeira do Mar

1

Fogo terá começado na zona de restauração do complexo turístico. 94 bombeiros estão a combater as chamas e foi mobilizado um helicóptero.

1075714

Um violento incêndio está a atingir na tarde deste sábado o resort Zmar Eco Campo, instalado a cerca de dez quilómetros da Zambujeira do Mar. A GNR de Odemira foi alertada pelas 17h45, confirmou aquela autoridade ao PÚBLICO, sendo que pelas 18h30 o fogo continuava a lavrar, atingindo já as zona onde estão instalados osbungalows do eco-resort. Não há para já indicação de que alguém tenha ficado ferido.

De acordo com o major Carlos Bengala, do Comando da GNR de Beja, 94 bombeiros de várias corporações estão a combater as chamas com recurso a 24 viaturas de combate a incêndio. Pouco depois das 18h foi também mobilizado um helicóptero que estava na base do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR em Monchique. “Junto da unidade hoteleira existe uma zona densa de mato e os bombeiros temem que o fogo se alastre a essa área”, disse o major Carlos Bengala. A GNR enviou para o local quatro patrulhas.

Também o oficial de serviço no Comando Geral da GNR, em Lisboa, confirmou ao PÚBLICO ter informações que apontam no sentido do incêndio ter começado na zona de restauração e garantiu igualmente que as autoridades procederam à evacuação do resortcomo medida de precaução.

Contactadas pelo PÚBLICO, tanto as corporações de bombeiros de Vila Nova de Milfontes como de Odemira confirmaram a ocorrência, mas remeteram as informações para o Comando Operacional Distrital (CDOS) de Beja. Fonte do CDOS confirmou apenas a destruição de várias construções em madeira sem precisar, no entanto, quantas foram afectadas pelo incêndio.

Lucília Barradas, que circulava próximo do resort na altura em que começou o incêndio, contou ao PÚBLICO que naquela zona se observa uma densa nuvem de fumo negro vinda do centro da estância de turismo. Perto daquela zona estão mais de uma centena de quartos, segundo Lucília Barros.

O Zmar, inaugurado em 2010, ocupa uma área de 81 hectares e tem como princípio um conceito ecológico que prima pela sustentabilidade ambiental. O complexo turístico oferece lugares para campismo e bungalows de varias tipologias cuja construção assenta essencialmente em madeira. Os hospedes, e visitantes diários, têm ainda à disposição uma série de serviços que incluem um parque aquático, um parque infantil de diversões, um ginásio, um campo desportivo, um circuito de arvorismo e courts de ténis e Padel.

Fonte: publico.pt

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 16 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.

  • Jaime Oliveira

    A Noticia de ontem dia 25/9/2016 pelas 21.30h na SIC noticia um Hospede em direto mencionou que tentou atuar com um extintor e não atuou , foi a outro e tb não atuou, tentou carretel e nada! Situação Muito Grave a ser confirmada? o Responsável só confirmou que estava tudo em dia relativo a SCIE e o pessoal tinha formação para tal.
    Pergunta- Não devia haver Inspeção ao incidente?