Incêndio de Monchique reativado com uma frente com perto de 10 km

0

incendioO incêndio de Monchique voltou hoje, ao princípio da noite, a reativar-se, havendo já uma frente a lavrar numa área de povoamento florestal e a dirigir-se para a zona de Casais.

Fonte do Centro de Coordenação Operacional Distrital (CDOS) de Faro disse ao Sul Informação que, por enquanto, ainda não há a certeza «se se trata de uma reativação do fogo ou de uma nova situação».

O que é certo é que este fogo está «a propagar-se com grande intensidade, devido ao vento forte» que se faz sentir na zona, na encosta Sul da Serra de Monchique.

Segundo o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil, estão no local a combater as chamas 197 operacionais, de vários corpos de bombeiros de todo o Algarve, apoiados por 63 meios terrestres (Dados atualizados às 22:54).

Ao que apurou o Sul Informação, o incêndio está a progredir muito rapidamente numa zona onde há muitas casas dispersas, o que está a dificultar o trabalho dos bombeiros.

Ainda esta manhã tinha havido, na Fóia, uma reunião do CDOS, em que se fez o ponto da situação do incêndio que começou no sábado. Na ocasião, Vaz Pinto, comandante operacional distrital, tinha expressado a intenção de dar o incêndio como extinto pelas 20h00 de hoje, com a desmobilização total dos meios. Mas, poucos minutos antes dessa hora, deu-se o reacendimento.

O bombeiros.pt, segundo fonte no local da ocorrência, sabe que esta frente já tem aproximadamente 10 km de extensão, o que dará certamente muito trabalho aos bombeiros nas próximas horas.

In Sul Informação/bombeiros.pt

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.