Incêndio em Oliveira do Hospital já foi dominado

0

O incêndio que deflagrou esta terça-feira em Oliveira do Hospital, Coimbra, e que chegou ao concelho vizinho de Arganil, foi dado como dominado às 22.47 horas, mais de cinco horas depois do seu início, informa a Proteção Civil.

De acordo com a página oficial da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fogo que deflagrou às 17.17 horas na localidade de Digueifel, em Oliveira do Hospital, chegou a lavrar em três frentes ativas, tendo sido já dominado.

No local, estiveram mais de 380 bombeiros, apoiados por quase 90 viaturas e vários meios aéreos.

Em declarações à agência Lusa ao início da noite, o vice-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Tavares Rolo, explicou que se tratou de “um incêndio de grandes dimensões que tocou as freguesias de Vila Pouca da Beira, de Avô” e que atingiu “a encosta do Vale do Alva, no concelho de Arganil”.

“Existe uma imensa coluna de fumo, o céu está todo escurecido. Não se vê a Serra do Açor, está completamente tapada com uma coluna enorme de fumo negro”, afirmou o vice-presidente da autarquia, descrevendo o cenário que via a partir dos paços do concelho.

José Tavares Rolo recordou que o Vale do Alva é “uma zona de grande potencial turístico, onde existem vários equipamentos e alojamentos turísticos e praias fluviais” e que está agora “a ser devastada por um fogo que está a consumir zonas de floresta e de mato”.

FONTE: JN

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.