II Jornadas da Segurança Laboral e Civil em Lagoa

0

1460974980lagoa jornadas

A Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), realiza nos dias 27 e 28 de abril, no Auditório Municipal e zona envolvente, as II Jornadas de Segurança Laboral e Civil, assinalando o Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho que se comemora a 28, com o apoio de diversas entidades locais, regionais e nacionais que disponibilizaram meios humanos e equipamentos, permitindo, assim, que o público-alvo fosse o mais alargado possível, nomeadamente com o envolvimento de quadros técnicos de várias empresas e Município, entidades empregadoras, população civil e escolar, Forças de Socorro e Segurança, numa partilha de informações referentes às suas formas de atuação e meios disponíveis de intervenção.

No largo do Auditório decorrerá uma exposição e demonstração de meios e equipamentos de várias entidades, entre as quais a Autoridade Nacional de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Lagoa, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha Portuguesa, Polícia Marítima e Instituto de Socorros a Náufragos. Os visitantes poderão experimentar vários simuladores: de capotamento, de colisão, de condução sob o efeito do álcool, de condução automóvel e de moto.

O programa do evento está dividido em seis painéis de trabalho, que contarão com intervenções de profissionais com prestigiado currículo nas matérias em apreço.

No primeiro dia, 27, a mesa de trabalhos contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, do Inspetor-Geral da ACT, Pedro Pimenta Braz e do Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, Águas da Cruz, sendo debatidos:

I Painel: Trabalho Temporário e Precário – “Campanha Nacional de Segurança e Saúde para os Trabalhadores Temporários”; “O Trabalho Temporário no Setor da Hotelaria do Algarve”; “Despiste e Controlo de Comportamentos Aditivos em Meio Laborais” versus a “Monitorização de Trabalhadores Solitários”.

II Painel: Responsabilidade e Obrigações do Empregador – “Agravamento da Responsabilidade do Empregador: atuação culposa ou com violação das regras de segurança”; “Segurança nas Obras: da Diretiva Quadro à Diretiva Estaleiros”; “A Importância da Seleção de Equipamento de Proteção Individual – Projeto ACT-APSEI-IPQ”.

III Painel: Avaliação Clínica dos Trabalhadores – “Avaliação Clínica em Real Contexto de Trabalho”; “Prevenção um Direito dos Trabalhadores”; “Avaliação Clínica dos Trabalhadores em Sede de Juntas Médicas – ADSE e CGA – casos reais”; “Caso de Estudo – Pedologia”.

No segundo dia, 28, a mesa de trabalhos contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, do Comandante Operacional do Agrupamento do Algarve, Vitor Vaz Pinto e do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, Vitor Rio, sendo debatidos:

IV Painel: Segurança contra Risco de Incêndio – Medidas de Autoproteção: “Manutenção de Instalações de Segurança e Instalações Técnicas no Quadro das Medidas de Autoproteção”; “Formação e Exercícios Enquadrados em Medidas de Autoproteção”; “Seguros Contra Risco de Incêndio e Riscos Adicionais”; Exercício e demonstração prática no exterior.

V Painel: Segurança Marítima – “Campanha Nacional para a Melhoria das Condições de Trabalho na Pesca”; “Sinalética de Segurança em Embarcações”.

VI Painel: Segurança Alimentar – “Sistema de Segurança Alimentar – aplicação prática”.

O encerramento dos trabalhos será feito pelo Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, Águas da Cruz.

A pré-inscrição deverá ser feita em: diadaseguranca@cm-lagoa.pt .

Fonte: Diário Online

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.