Helicópteros da EMA usaram 11 milhões de litros de água a combater fogos este ano

0

Os nove helicópteros da Empresa de Meios Aéreos (EMA) utilizaram este ano cerca de 11 milhões de litros de água no combate aos incêndios florestais e efetuaram 3.195 descargas.

Os dados da EMA apenas dizem respeito aos nove meios aéreos da EMA, apesar de estarem operacionais 44 aeronaves, sendo 35 alugadas para a época de combate a fogos.

Segundo a empresa que gere os meios aéreos do Ministério da Administração Interna (MAI), entre 15 de maio (quando começou a “fase Bravo” de combate a incêndios florestais) e até domingo, as nove aeronaves realizaram 313 voos, num total de 386 horas.

Os meios aéreos da EMA efetuaram ainda 451 aterragens, sendo 138 em locais não preparadas, adianta a EMA, sublinhando que os nove helicópteros utilizaram 11.045.600 litros de água, que foi descarregada em 3.195 baldes.

Segundo a EMA, entre 20 e 23 de julho, quando deflagraram os incêndios no Algarve, os nove helicópteros utilizaram cerca de dois milhões de litros de água em 1.372 descargas.

Fonte: RTP

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.