GNR e proteção civil na estrada para apoiar peregrinos

0

coruchebuziosperegrinos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém realiza hoje e amanhã, 12 e 13 de maio, a operação “Fátima 2016”, cujo objetivo é assegurar a prestação de assistência e socorro aos peregrinos que se deslocam e participam nesta ocasião nas cerimónias religiosas no Santuário de Fátima.

A operação “Fátima 2016” envolve cerca de 300 operacionais que integram os vários corpos de bombeiros do distrito de Santarém, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, a Força Especial Bombeiros da ANPC, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Corpo Nacional de Escutas. Outras entidades públicas e privadas locais concorrem igualmente para esta operação, nomeadamente a associação Servitas de Nossa Senhora de Fátima.

A GNR também já tem no terreno a segunda fase da operação “Peregrinação Segura” que, além de apoiar os peregrinos este ano, vai testar o dispositivo para a visita do papa a Fátima, em 2017, no âmbito do Centenário das Aparições.

A operação “Peregrinação Segura” está na estrada com cerca de 4.000 militares, em patrulhas auto ao longo dos itinerários e garantido a segurança dos pontos que são considerados críticos para que não se registem acidentes. Até ao momento registou-se apenas o atropelamento de três peregrinos, mas somente com ferimentos ligeiros.

Ainda assim, a GNR pede aos peregrinos que utilizem itinerários que permitam trânsito de peões, que andem em fila indiana, aproveitando a berma das estradas e em sentido contrário do trânsito, sempre com os coletes refletores vestidos.

Já os condutores devem reduzir a velocidade, sobretudo nos itinerários associados ao deslocamento para o Santuário de Fátima e devem, sempre que possível, ceder passagem aos peregrinos.

A GNR irá disponibilizar na sua página do Facebook informação sobre a lotação dos parques e quais os que se encontram mais vagos naquele momento, assim como notas sobre a circulação de trânsito.

A peregrinação abre oficialmente hoje na Capelinha das Aparições, com uma saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, agendada para as 18h30. Pelas 21h30, no recinto do Santuário, decorre o rosário, seguido da Procissão das Velas.

Na sexta-feira, 13 de maio, a celebração final começa às 9h00, com o rosário na Capelinha das Aparições. Segue-se, às 10h00, a procissão para o altar, missa, a tradicional bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.

Fonte: Rede Regional

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.