GIOPS organiza Mega-Simulacro cinotécnico em Mangualde

0

O Grupo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro (GIOPS), é uma Associação sem fins lucrativos criada em 2015. O grupo é composto por 22 elementos com formação em diversas áreas e contam com o apoio, para já, de 5 binómios operacionais.

O GIOPS, integrado nas comemorações do dia Mundial da Proteção Civil, realizou na freguesia de Espinho, Mangualde, um mega-simulacro onde demonstrou e colocou à prova as valências deste grupo.

Em declarações ao portal bombeiros.pt, o comandante responsável pelo exercício, António José Sérgio, informou que este simulacro teve como desafio “encontrar 3 pessoas desaparecidas durante a realização de um acampamento”, o alerta foi dado para os bombeiros de Mangualde que de imediato comunicou às autoridades (GNR) e accionou o grupo K9V-GIOPS com as equipas cinotécnicas e socorristas para o local.

O mesmo responsável referiu ainda que o GIOPS, “viram a necessidade de reforçar a busca com uma equipa do Corpo de Voluntários de Proteção Civil do Porto.” No local os elementos do corpo de Bombeiros, GNR e GIOPS recolheram o histórico dos desaparecidos (fotos, antecedentes de doenças, mobilidades etç.), foi estabelecido o posto de comando e iniciaram as buscas.

Neste simulacro estiveram presentes os GIOPS e uma equipa do Corpo de Voluntários de Proteção Civil do Porto, constituíram ainda parte do exercício os Bombeiros de Mangualde, Sátão e Penalva do Castelo. O responsável máximo da proteção civil, presidente da Câmara de Mangualde, também esteve no local e agradeceu a presença e a existência destes grupos, deixando transparecer que a proteção civil somos todos nós.

Imagens de: Pedro Fonseca/Sérgio Cipriano

In Bombeiros.pt

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.