Fase Echo: Incêndios, meios disponíveis em função do risco

IMG_9855

No sábado, 1 de novembro, entra em vigor a fase Echo, que se prolonga até 31 de dezembro e no terreno vão estar “as forças de empenhamento permanente e dois helicópteros permanentes”, refere a Diretiva Operacional Nacional (DON).

Os agentes no terreno para os próximos dois meses são os meios disponíveis nos corpos dos bombeiros, além dos elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR e da Força Especial de Bombeiros Canarinhos.

A DON estabelece que os meios aéreos podem ser reforçados até um máximo de cinco, e as forças terrestres até ao máximo indicado para a fase Delta (5.323 elementos e 1.247 veículos), sendo a mobilização dos meios determinada pela “avaliação do perigo e do risco”.

Segundo dados revelados esta semana no parlamento pelo secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, o total de área ardida este ano foi de 19.867 hectares, o segundo valor mais baixo dos últimos 35 anos, tendo ardido menos 86% de área do que em 2013.

De 01 de janeiro até à última segunda-feira registaram-se 7.186 ocorrências de fogo, o valor mais baixo dos últimos 25 anos e inferior em 63 por cento ao verificado em 2013.

(Fonte: Rádio Cidade de Tomar)

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).