ESPOSENDE | Câmara cede ao PS e vai avançar com benefícios sociais para os bombeiros

0

João Nunes, vereador socialista na oposição, conseguiu ver levada avante proposta que prevê conceder às corporações de bombeiros de Esposende conjunto de benefícios sociais com o intuito de incentivar o voluntariado. Autarquia esposendense, liderada pelo edil social democrata Benjamim Pereira, acrescentou à ideia de João Nunes benefícios que podem chegar a outras instituições do concelho com voluntários.

A decisão surgiu depois da reunião de câmara de ontem, mas a proposta de João Nunes já vinha de 21 de dezembro de 2015 quando propôs “cartão municipal de bombeiro”.

Apesar da proposta aprovada na reunião de câmara de ontem ainda não ser  “o cartão” de Nunes, esta tem a intenção de criar um instrumento de caráter social que conceda àqueles cidadãos determinadas vantagens e benefícios.

“Por esta via, a câmara estará, também, a incentivar outras pessoas ao exercício do voluntariado, na medida em que é reconhecido que as instituições se debatem com a escassez de pessoas que estejam dispostas a abraçar esta causa e se disponham a trabalhar em prol da comunidade, de forma abnegada”, sublinha a Câmara de Esposende em comunicado.

Esta primeira fase vai passar por elaboração do regulamento de concessão destes benefícios foi aprovada na última reunião do executivo, sendo que, a partir de hoje e até 24 de março, os munícipes são chamados a apresentar contributos para o documento.

A proposta socialista preconiza uma redução de 50 por cento no montante das taxas e licenças de construção, beneficiação e ampliação de casa para habitação própria e permanente do titular do cartão, incluindo anexos e garagens.

Prioridade aos agregados familiares dos titulares do cartão na atribuição das habitações sociais é outro dos pontos da proposta do PS, que aponta ainda para a redução de 10 por cento na tarifa de água, saneamento, recolha de efluentes e resíduos sólidos da habitação permanente do titular do cartão.

O cartão conferiria acesso gratuito do seu titular, pelo período de três horas semanais, às piscinas municipais de Esposende e Forjães e ao ginásio, bem como a redução de em 50 por cento nos bilhetes e taxas de inscrição cobrados pela Câmara Municipal e empresa municipal Esposende 2000 em iniciativas de cariz sociocultural e desportivo que estas promovam.

O concelho conta com duas corporações de bombeiros voluntários, uma das quais em Esposende e a outra em Fão.

A câmara atribui um subsídio anual de 17.500 euros a cada corporação, para além de apoios para aquisição de viaturas ou de outro tipo de equipamento.

Fonte: Esposende24.net

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 16 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.