Escola Nacional de Bombeiros inaugura amanhã o Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais

0

Comunicado – 22 de maio de 2016

Escola Nacional de Bombeiros inaugura amanhã o Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais.

A Escola Nacional de Bombeiros inaugura amanhã, dia 23, pelas 15h, o novo Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais, um projeto com vinte anos de existência que agora se torna realidade nas instalações do Centro de Formação de Sintra, situado na Quinta do Anjinho, em Ranholas.

A cerimónia de inauguração contará com a presença da Ministra da Administração Interna, Professora Doutora Constança Urbano de Sousa, e incluirá a demonstração de alguns exercícios.

A nova infraestrutura, única no nosso país, está vocacionada para a formação de bombeiros, agentes de proteção civil e outras entidades públicas e privadas.

O Campo de Treinos é composto por três áreas distintas: área para simulação de incêndios em espaço exterior e incêndios industriais, um edifício de apoio e uma área para treino em simuladores de incêndio em espaços fechados e operações em edifícios.

Os equipamentos existentes nas diferentes áreas permitem simular diversos cenários e garantem uma ampla diversidade na oferta formativa da ENB: Flashover, busca e salvamento, operações em espaços confinados, abertura forçada de acessos, operações em edifícios de grande altura, salvamentos em grande ângulo, incêndios em caves e em porões, utilização de extintores, etc.

A infraestrutura orçada em 1,2 milhões de euros será rentabilizada através da formação ministrada a bombeiros e outras entidades estrangeiras, no âmbito de uma parceria com a empresa britânica PCS – Pratical Creative Solution.

A execução do projeto contou com o apoio das seguintes entidades: Associação Mutualista Montepio, Banco Espírito Santo, S.A., Câmara Municipal de Alcanena, Câmara Municipal da Lourinhã, Câmara Municipal de Sintra, Lisnave – Estaleiros Navais, S.A. e REN – Redes Energéticas Nacionais.

Programa:

15h00 – Receção das entidades;

15h15 – Início das demonstrações no Campo de Treinos;

15h50 – Descerrar da placa;

16h00 – Sessão Solene;

16h30 – Visita ao Centro de Simulação e Realidade Virtual;

17h00 – Porto de Honra (tenda do refeitório);

18h00 – Fim da Cerimónia

 

Localização: 38.7773, -9.37029 (coordenadas da entrada para o novo Campo de Treinos)

https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1MkmB0-mp7OgGHYk4wd6BOAwYa3U

(via Google Maps)

 

Fonte: Escola Nacional de Bombeiros

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.