Equipa do GAUF está no heliporto municipal de albergaria

Um Grupo de Análise e Uso de Fogo (GAUF) está instalado no Heliporto Municipal de Albergaria-a-Velha. O local foi escolhido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) devido à situação geográfica privilegiada e as boas condições logísticas.

A equipa no terreno é constituída por cinco elementos, na sua maioria engenheiros florestais credenciados no uso do fogo.

O GAUF tem como missão garantir apoio técnico à ANPC, nos diferentes níveis das estruturas de coordenação operacional, em incêndios florestais com potencial de grande incêndio ou com potencial de dano elevado, na fase de ataque ampliado e no apoio à gestão do fogo, na proteção florestal.

Não é a primeira vez que o Heliporto de Albergaria é utilizado por outros organismos nacionais, dada à sua centralidade e ao facto de ser a única Base de Apoio Logístico do distrito de Aveiro, que dá suporte direto ao desenvolvimento e sustentação das operações de proteção e socorro, está situada, também, neste espaço, o Centro de Meios Aéreos e a sede da Proteção Civil Municipal.

A Câmara Municipal, reconhece a importância do Heliporto, dadas as características do Concelho, é um equipamento que garantem “está ao serviço de todas as entidades que possam contribuir para a defesa e proteção deste território, em articulação com todos os agentes locais, nomeadamente a Proteção Civil Municipal e a Associação dos Bombeiros Voluntários”.